Oktoberfest e além: Câmara aprova e Planetapéia agora faz parte do Patrimônio Cultural

Foto/Eraldo Schnaider/Divulgação

O Projeto de Lei nº 9326/2025, de autoria do vereador Flávio Linhares – Flavinho (PL), foi aprovado em redação final, registrando oficialmente a Planetapéia como Patrimônio Cultural Imaterial de Blumenau. A aprovação aconteceu na sessão da última quinta-feira (23/10).

O reconhecimento abrange o conjunto de expressões culturais, artísticas e performáticas que caracterizam o grupo, representadas por seus desfiles, fantasias, invenções criativas e brinquedos temáticos que encantam o público da Oktoberfest e de outros eventos da cidade desde 1987. A Planetapéia será inscrita no Livro do Tombo do Patrimônio Cultural do Município, garantindo a preservação e valorização dessa tradição que se tornou símbolo da alegria e da irreverência blumenauense.

Como surgiu

Nascido em Galópolis, um distrito da cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e descendente de italianos, o empresário Nerino Furlan de 74 anos transformou uma bicicleta para passear com os filhos na primeira atração do que hoje se transformou no Planetapeia. Foi em 1987, quando Nerino e mais três amigos criaram a Centopéia do Chope, uma quadricicleta que alegrou os foliões e caiu na graça do público.

De lá para cá o tempo passou e o planeta foi ganhando novas “peias”. Como diz Nerino, são 1.001 criações e 999 invenções. Tudo desenhado manualmente por ele. Todos ficam reunidos no Palácio Planetapéia, situado na Rua das Missões, no bairro Ponta Aguda, próximo à Ponte de Ferro. Neste ano, a novidade é o TribunaPéia, que foi montado em cima do chassi de um caminhão Mercedes 1957. Tudo pensado e montado detalhadamente. Segundo o criador, foram necessários 90 dias para deixar a atração pronta. 

Mais um desfile

“Agora está tudo pronto e o sentimento é de alívio. A gente chega aqui (na Rua 15 de Novembro) e vê como está a nossa festa, a cidade e a alegria dos turistas, e pensa como a Planetapéia contribui para isso. A gente sempre busca irreverência e inovação, com os brinquedos, os trajes e as músicas. É muito gratificante quando a gente desfila”, comenta Nerino.

A TribunaPéia homenageia personalidades e autoridades que participam da festa e abre o desfile. E foi assim que ocorreu neste sábado, dia 25. O relógio marcava pontualmente 16h quando a TribunaPéia dobrou a esquina da Alameda Rio Branco e ingressou na Rua 15 de Novembro para dar início ao desfile.

Milhares de pessoas foram neste sábado (25/10) até a principal rua do Centro de Blumenau para acompanhar as diversas atrações do desfile. A passagem da Planetapéia é o indicador de duas situações: o desfile está perto do fim e a festa está liberada para começar. Um a um os brinquedos tomam a via e o clima de festa se renova. É como se um parque de diversões ganhasse vida e os brinquedos tomam a Rua 15 de Novembro distribuindo alegria e, lógico, chope.

Um ritual que se repete a cada desfile, encanta quem assiste e emociona aqueles que integram a equipe da Planetapeia.

“É muito emocionante o primeiro contato com o público. O pessoal quer estar junto, festejar, é uma energia muito boa”, comenta Felipe Piz, que desfilou pela primeira vez com os integrantes da Planetapéia, com um dos quatro integrantes a pedalar na quadricicleta.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem