Câmara de Blumenau aprova novo dispositivo para estágio de medicina na Furb

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A Câmara de Blumenau aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (6) o Projeto de Lei Complementar 2428/2025, de autoria do Poder Executivo, que modifica a Lei Complementar nº 1.113/2017, que trata da realização de estágio curricular por alunos do curso de Medicina da Furb na Secretaria Municipal de Promoção da Saúde.

A proposta aprovada em segunda votação inclui novos dispositivos no artigo 4º da legislação, especificando as possibilidades de atuação dos profissionais preceptores vinculados ao programa. Um médico preceptor é um médico especialista que orienta e supervisiona médicos em formação, como residentes, atuando como um mentor para desenvolver habilidades técnicas, raciocínio clínico e ética profissional.

Entre as alterações, o texto permite que o médico preceptor designado possa exercer a função de Diretor Técnico da unidade em que atua, ou ainda assumir essa atribuição em outra unidade, sempre subordinado ao Diretor Técnico Geral da Secretaria. Além disso, o preceptor poderá também ser designado como responsável pelo acompanhamento dos residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC).

O projeto também esclarece que, quando o preceptor atuar como Diretor Técnico, não terá direito à gratificação prevista na Lei Complementar nº 1.047/2016. Já quando atuar especificamente como preceptor do PRMMFC, fará jus apenas à bolsa-preceptoria prevista na Lei Complementar nº 1.113/2017, observando as normas do programa e as diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica.

A proposta ainda precisa ser votada em redação final na Casa antes de seguir para sanção do prefeito.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem