Mais do que remédios: Farmácia Solidária fará acompanhamento de hipertensos e diabéticos

Foto/Divulgação

A Farmácia Solidária de Blumenau lança nesta segunda-feira, dia 15, às 15h, um projeto que vai acompanhar mais de perto a situação de pacientes com hipertensão e diabetes. O objetivo da ação, que já vem sendo executada em formato experimental há 6 meses, é aproveitar que os usuários precisam retirar os remédios todo o mês para fazer testes como pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia. 

O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que a iniciativa é fundamental para garantir que o tratamento seja o mais eficaz possível. “O projeto dá mais um passo importante na humanização e efetividade do tratamento dos nossos cidadãos, porque a equipe busca ir além da simples entrega do medicamento, focando no cuidado integral e proporcionando mais qualidade de vida para a população."

Com diabetes há mais de 20 anos e problema cardíaco há 15, Francisco Carlos Cardouzo monitora a pressão arterial de três a quatros vezes por semana na ESF Orlando Margarida. “Além de ir até a unidade, eu monitoro em casa e na Farmácia Solidária, porque considero importante a preocupação com a pressão e o índice glicêmico de pessoas da terceira idade, além de uma demonstração de cuidado por parte da equipe da Farmácia Solidária, que está de parabéns pela iniciativa”, complementa. 

Para a coordenadora da Farmácia Solidária, Claudia Antunes, o registro desses dados no histórico do paciente permite que a equipe avalie a efetividade do tratamento com os remédios. “Em paralelo ao lançamento do projeto, a farmácia completa 17 anos de criação, e desde 2008, tem sido um ponto de apoio essencial para a comunidade, ampliando o acesso à saúde”, acrescenta a coordenadora. 

A Farmácia Solidária de Blumenau atende usuários que necessitam de medicamentos de uso contínuo que não são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da dispensação de medicamentos, a unidade também realiza o serviço de descarte correto de medicamentos vencidos ou sem uso, contribuindo para a segurança ambiental e de saúde pública.

A Solidária fica no andar térreo do Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, na Rua 2 de Setembro, 1.212, Itoupava Norte.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem