Blumenau tem aumento no número de passageiros do transporte coletivo informa prefeitura

Foto/Eraldo Schnaider/Divulgação

O transporte coletivo de Blumenau segue em trajetória de crescimento no período pós-pandemia. Dados da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), apontam um aumento no número de passageiros ao longo dos últimos anos. Em 2025, o transporte coletivo atingiu a marca de 19.401.944 passageiros, quase 450 mil a mais que no ano anterior - 18.969.144 passageiros.

Esse aumento reflete os investimentos realizados na melhoria dos serviços, na ampliação da oferta e na eficiência operacional. Um dos destaques do ano foi o mês de outubro, quando mais de 1,9 milhão de pessoas utilizaram o transporte coletivo, número que não era registrado desde a pandemia da Covid-19.

Ao longo de 2025, o sistema passou por 770 alterações em linhas de transporte coletivo, sendo que 201 correspondem à inclusão de novos horários e 569 a ajustes de horários e itinerários, com o objetivo de atender melhor às demandas da população.

A modernização do sistema também avançou em 2025 com a incorporação de 63 novos veículos. Atualmente, 98 ônibus e micro-ônibus contam com ar-condicionado, o que representa 50% da frota. Blumenau também se destaca por possuir uma das frotas mais novas do país, com idade média de 3,63 anos.

Para o secretário de Trânsito e Transportes, Fabio Campos, os investimentos em uma nova frota de ônibus foram fundamentais. “Nós conseguimos modernizar e oferecer um serviço de transporte público ainda mais seguro e confortável para os usuários. Essas melhorias têm o objetivo de atender cada vez melhor a nossa população, fazendo com que o serviço se torne também cada vez mais atrativo” afirma.

Em 2025, a integração temporal também registrou recordes. No dia 1º de outubro, foi alcançado o maior número de usuários em um dia de semana, com 388 passageiros utilizando o sistema. Já no dia 26 de outubro, o recorde aos domingos foi de 653 usuários. 

A integração temporal permite que o passageiro utilize mais de uma linha pagando apenas uma passagem, desde que respeitados os tempos e trajetos definidos para cada matriz de integração. De segunda a sexta-feira, o período de integração varia de 15 a 60 minutos. Aos domingos, o prazo chega a até 6 horas. O benefício é válido exclusivamente para pagamentos realizados com o cartão Blumob.

O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, reforça o compromisso da administração municipal com a manutenção do transporte público acessível à população. “Tomamos a decisão de manter a tarifa do usuário exatamente no mesmo valor do ano passado. Sabemos da importância do transporte coletivo no dia a dia das pessoas e, por isso, a Prefeitura continuará assumindo esse compromisso financeiro”, destaca.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem