Blumenau abre seleção para mais de 200 vigilantes nas escolas municipais

Chamamento público busca reforçar a segurança em escolas e CEIs da rede municipal a partir do segundo semestre

Foto ilustrativa gerada por IA

A Prefeitura de Blumenau abriu uma chamada pública para a contratação de mais de 200 agentes de vigilância que irão atuar nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal. A medida faz parte da reestruturação do sistema de segurança escolar e ocorre após o encerramento do contrato com a empresa que prestava os serviços de vigilância nas unidades de ensino.

Os interessados devem comparecer à Diretoria de Pessoal na manhã da próxima segunda-feira, dia 29 de junho, munidos da documentação exigida no edital. A seleção seguirá critérios de escolaridade e experiência profissional na área.

De acordo com o cronograma divulgado pelo município, o resultado da seleção será homologado em 30 de junho. Já a primeira escolha de vagas está prevista para o dia 1º de julho.

Reforço na segurança das unidades escolares

A contratação dos novos profissionais integra o novo modelo de vigilância escolar adotado pela administração municipal. Inicialmente, a prefeitura avaliava a contratação emergencial de uma empresa terceirizada para disponibilizar porteiros nas unidades de ensino.

No entanto, a gestão optou por formar uma equipe própria de vigilância. Para isso, convocou candidatos aprovados no Processo Seletivo 003/2025 e agora amplia o quadro por meio da chamada pública.

Segundo a administração municipal, os novos agentes passarão por capacitação em parceria com as forças de segurança que atuam em Blumenau. A expectativa é que os profissionais estejam aptos para iniciar as atividades no retorno das aulas do segundo semestre.

Mudança após fim de contrato

A reformulação do sistema de segurança nas escolas ocorre após o encerramento do contrato com a empresa Orcali, responsável pelos serviços de vigilância e limpeza nas unidades escolares da rede municipal.

A empresa é alvo de investigação no âmbito da Operação Sentinela, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Até o momento, não há condenação judicial relacionada aos fatos investigados. Como prevê a legislação brasileira, todos os envolvidos têm direito ao contraditório e à ampla defesa, cabendo às autoridades competentes a apuração dos fatos e eventual responsabilização.

Prefeitura aposta em equipe própria

A decisão de ampliar o número de agentes próprios é apresentada pela prefeitura como uma estratégia para fortalecer o controle e a presença de profissionais dedicados exclusivamente à proteção das unidades escolares.

Com a contratação dos mais de 200 vigilantes, a administração municipal pretende garantir maior segurança para estudantes, professores, servidores e famílias que utilizam diariamente a rede municipal de ensino.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postagem Anterior Próxima Postagem