Atleta sendo socorrido após a linha de chegada. Foto: Reprodução vídeo: Fesporte/divulgação/ND |
O atleta Adilson Alves Dolberth estava na frente na prova dos 5.000mts perseguido por dois adversários. Faltando 300 metros disparou o seu sprint de chegada.
- Nos últimos 100, eu já tinha aberto uma boa distância, sabia que a vitória era minha, abri os braços, mas senti uma contração muito forte, acabei me desequilibrando, e depois da linha de chegada vem aquele calor, é ali que você sente aquele baque mesmo, senti a dificuldade de respirar. Mas tava tudo bem. Só foi o esforço do sprint, me disse ele.
Foi assim de maneira não convencional, e até um tanto dramática, a conquista de uma medalha de ouro em favor de Blumenau nos Jogos Abertos de Santa Catarina que acontecem esse ano em Timbó e São José.
Adilson tem 37 anos, natural de Curitibanos, radicado em Blumenau. Corre desde os 12 anos. Venceu cinco vezes os 5.000m dos Jogos Abertos. Já defendeu o Brasil no mundial de Crosss Country na Jordânida.
Ele é um atleta versátil. Corre desde longas distâncias na base da resistência até provas curtas na velocidade. Venceu a Maratona Internacional de Florianópolis em 2019. Não apenas venceu. Bateu o recorde da prova.
A vitória de Adilson no último dia 22 contribuiu para que o atletismo masculino de Blumenau levantasse o caneco nos Jogos Abertos nesse ano.