Frente Parlamentar de habitação e regularização fundiária da Câmara define cargos e ações

Foto/Denner Ovidio

A primeira reunião da Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de habitação e regularização fundiária de Blumenau aconteceu, na manhã desta quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores de Blumenau. Na pauta, a definição dos cargos de presidente, vice-presidente e relatores da frente, bem como a deliberação sobre os temas que nortearão os trabalhos do grupo.

A frente, que possui caráter temporário (Legislatura 2025/2028), é composta pelos vereadores Flávio Linhares – Flavinho (PL) - presidente; Silmara Miguel (PSD) - vice-presidente; Bruno Win (NOVO) - relator e vereadores Adriano Pereira (PT) e Almir Vieira (Progressistas), como membros.

O grupo tem como finalidade firmar parcerias com organizações não governamentais e órgãos e entidades governamentais, para a união de forças necessárias ao enfrentamento dos problemas referentes à habitação e regularização fundiária em Blumenau.

Além disso, a Frente Parlamentar, no enfrentamento dos problemas e na implantação de políticas públicas em defesa da habitação e regularização fundiária, promoverá, entre outras, as seguintes discussões:

 ●     Análise, estudos, programas e proposições no sentido de viabilizar soluções para a demanda por habitação e regularização fundiária das pessoas necessitadas;

●     Acompanhar e debater as questões de política estrutural de habitação e regularização fundiária, contribuindo com soluções e captação de recursos para tanto;

●     Discutir e fomentar a defesa de políticas públicas e a implantação de programas de habitação com a participação do Município;

●     Discutir e acompanhar a execução de projetos de habitação e regularização fundiária em Blumenau.

 Deliberações e próximos passos

Em um primeiro momento, a Frente Parlamentar definiu que deverão ser convidados, para a próxima reunião, os representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sendo o secretário municipal e especialmente a Diretoria responsável pela área de Regularização Fundiária. A intenção, primeiramente, é conhecer a equipe técnica, entender como estão o andamento dos processos de regularização fundiária no município e para a pasta fazer uma prestação de contas aos vereadores de quais os loteamentos e áreas em andamento, a previsão para entrega das escrituras, entre outras questões.

O presidente do grupo também adiantou que a ideia é chamar posteriormente, em outros momentos, e buscar a aproximação com representantes do Ministério Público, do Judiciário e dos registros de imóveis, para entender os processos e saber como os vereadores podem contribuir dentro do meio legislativo para auxiliar nesses processos e nas necessidades apontadas pelos órgãos. Por fim, ainda foi mencionado pelo grupo a possibilidade de buscar projetos e ideias que deram certo em outros municípios para a implantação dessa política pública de regularização fundiária no município.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem