![]() |
Foto/Rogério Pires/CMB |
A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (5), a 4ª sessão ordinária da Legislatura 2025. A reunião, que aconteceu no Plenário, contou com as presenças de alunos do 9º ano e do diretor da Escola de Educação Básica Hermann Hamann, William Roberto Packer.
Na Câmara Mirim, a escola é representada pelas vereadoras mirins titular e suplente, Amabily Trindade Padilha e Ana Clara de Sousa Cordeiro, respectivamente.
Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos Requerimentos de Nº 22 ao Nº 23 de 2025. Os documentos foram aprovados e serão encaminhados aos órgãos competentes e ao poder público. Um dos pedidos é a instalação de uma lombada elevada em frente à Escola Pedro I, localizada na rua Dr. Pedro Zimmermann.
A vereadora mirim autora Laís de Aviz Kreuch reforçou a necessidade de instalação, pois esta rua apresenta um intenso fluxo de veículos e muitos trafegam em alta velocidade, o que representa um risco aos pedestres que circulam por ali, inclusive citou que existe a sinalização, mas sem a lombada.
O outro pedido foi a implantação de toldos para interligar os prédios da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O vereador mirim autor Guilherme Henrique Pietrzacka Maria disse que a implantação se faz necessária visando o bem-estar dos mais de mil alunos e profissionais da educação que circulam diariamente na escola, ajudando, principalmente, em dias chuvosos para os alunos e professores não se molharem e não molharem os seus materiais de estudos.
Pronunciamentos na tribuna
No momento dos pronunciamentos, os parlamentares mirins utilizaram a tribuna para abordar diversos temas de interesse da sociedade. O vereador mirim Gerson Ferreira de Sousa Magalhães trouxe para a tribuna problemas comuns nas escolas que envolvem os estudantes, como o bullying, a violência, a pressão com os estudos e, diante disso, ele destacou a importância do cuidado emocional dos alunos e da necessidade de psicólogos nas escolas.
Também foi lembrado pela vereadora mirim Laís de Aviz Kreuch, que o mês de abril foi instituído como o Mês de Conscientização da Segurança nas escolas, aproveitando para divulgar ações que foram realizadas na Escola Básica Municipal Pedro I.
Outra questão abordada pela vereadora mirim Sofia Viana Alves foi a necessidade de políticas públicas de Educação Especial, que foi tema de audiência pública na Câmara. Ela reforçou o papel fundamental que os professores de apoio exercem na educação e a necessidade de formação e capacitação específica para garantir o conhecimento e as ferramentas necessárias para atender as diferentes necessidades dos alunos. ]
O vereador mirim Rodrigo Brandão Rocha também abordou esta temática, lamentando a falta de inclusão e de acessibilidade em vários espaços públicos e comerciais da cidade, citando também os educandários.
O vereador mirim Guilherme Henrique Pietrzacka Maria discorreu sobre o Movimento Maio Amarelo em 2025, reforçando que a campanha promove a conscientização sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito e tem o intuito de mobilizar a sociedade para engajar-se em ações que promovam a segurança viária. Ele também citou algumas ações que a Escola Pública de Trânsito de Blumenau realiza em escolas e eventos públicos para promover a conscientização da população.
A vereadora mirim Maria Luiza Schemes Salvador aproveitou o seu pronunciamento para parabenizar e contar um pouco da história da Polícia Militar de Santa Catarina, que, neste dia 5 de maio, está completando 190 anos de história.
A vereadora mirim Thalita Cordeiro, propôs a criação de campanhas ambientais para realizar a limpeza de ruas e bairros de Blumenau, reforçando o cuidado com o meio ambiente, mas também o fortalecimento da vida comunitária dos bairros.
A próxima sessão ordinária mirim está marcada para o dia 19 de maio, às 15 horas, no Plenário da Câmara.