![]() |
Foto/Marcelo Martins/Divulgação |
Conheça a trajetória meteórica da haitiana Masiel Flamand, que mostra talento e seriedade nos Jogos Escolares de SC de 2025
Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) de 2025 já começaram e Blumenau receberá mais de 3 mil estudantes de todo o estado até o dia 14 de julho.
Um dos destaques do campeonato é a atleta da EBM General Lúcio Esteves, Masiel Flamand, que desponta como uma nova estrela brilhando nas pistas de atletismo. Com apenas 14 anos, a jovem haitiana, junto da família, escolheu Blumenau para chamar de lar. Com menos de três anos de treino, Masiel encanta com talento, dedicação e humildade cativante. A atleta não é apenas promissora, é exemplo de superação e paixão.
A história de Masiel no atletismo é de tirar o fôlego. Tímida e com uma personalidade calma, ela começou a treinar em 2023, com muita dedicação e determinação. Em apenas dois meses, ela conquistou o campeonato estadual sub-14 na prova de 800 metros. Mas isso foi só o começo.
Em 2024, Masiel consolidou o domínio. Foi bicampeã estadual dos Jesc nas provas de 800 e 2.000 metros (categoria 12 a 14 anos), campeã brasileira nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), nos 800 metros; e vice-campeã brasileira nos 2.000 metros. É recordista estadual sub-14 nas provas de 800 e 150 metros, um feito que ela mantém até hoje; bicampeã estadual dos 800 metros em 2023 e 2024, e recordista em ambas as provas, além de ser campeã estadual e brasileira sub-16 de 1.000 metros.
Um fato especial da trajetória dela até agora veio em 2025, quando Masiel brilhou no cenário internacional, conquistando o 6º lugar no Campeonato Mundial Escolar, disputado na Sérvia, na prova dos 1.500 metros rasos.
A mãe Yanika Flamand fala da filha com brilho nos olhos. “Ela gosta de ser competitiva, ela vai atrás do resultado e é humilde com as demais competidoras.”
A essência de Masiel
A rotina dela é dividida entre os estudos na EBM General Lúcio Esteves e os treinos intensos, que ela encara com uma seriedade impressionante. A paixão pelo atletismo, encontrada depois que a família deixou o Haiti em busca de melhores condições de vida, a impulsiona a superar os próprios limites em provas que variam de 150 a 2.000 metros.
Fora das pistas, a jovem de menos de 1,60m de altura revela outros talentos e paixões. Ela gosta de desenhar e aprecia um belo café da manhã. A família dá o maior apoio, vibrando a cada volta e incentivando sua evolução.
Masiel expressa com orgulho o que sente ao representar sua cidade e escola: "Me sinto muito feliz e orgulhosa de representar Blumenau e a minha Escola Lúcio Esteves nas competições", finaliza.