![]() |
Foto/Marcelo Martins/Divulgação |
Cidade se destaca pela organização e recepção dos estudantes de todo o estado
Blumenau se transformou na cidade do esporte escolar catarinense ao sediar os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) e os Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que seguem até o dia 14 de julho.
Com a presença de mais de 3 mil estudantes de todo o estado, o município recebe elogios pela organização do evento e pela qualidade da estrutura oferecida, proporcionando uma experiência inesquecível para os jovens competidores. A infraestrutura montada para o tênis de mesa, disputado neste sábado, dia 5, garante o sucesso e o conforto dos participantes, elevando o nível da competição.
Volnei Possamai, técnico de Ibirama, tem mais de 20 anos de experiência nos Jesc e não poupou elogios à edição blumenauense. “Essa é a melhor estrutura que eu já participei, desde o local das provas até o alojamento", afirmou Possamai, que faz sua estreia no Parajesc este ano, acompanhando o paratleta Ruan da Cunha em sua primeira competição fora de casa.
A oportunidade de viajar e competir em um evento é, para muitos, uma das partes mais marcantes dos Jesc. Luma Emanuelle de Oliveira Akel tem 12 anos e veio de Joinville. “A estrutura oferecida por Blumenau é muito boa. É uma experiência muito legal, e as viagens de ônibus são únicas. Com certeza ficarão na memória”.
De São Bento do Sul, Samara Rank Toporoski, de 12 anos, ressaltou a proximidade com o público. "A estrutura é boa, porque aproxima a torcida dos competidores, e a experiência de viajar para competir é sempre muito boa", acrescentou.
Diretamente do oeste, Rian Felipe Schuck, de 14 anos, veio de Joaçaba, e expressou a satisfação com a oportunidade de interação. "Viajar para competir é muito bom, porque a gente encontra pessoas da mesma idade, além de ser uma oportunidade para jogar com pessoas diferentes. Eu gosto muito. Estou bem contente com a estrutura oferecida por Blumenau", disse ele.
Representando a casa, o estudante blumenauense e paratleta Fábio Alexandre Boaventura, de 13 anos, já participou de cerca de 20 competições, e também celebrou o ambiente dos jogos. "Blumenau é bem legal e a experiência de viajar para competir é ótima, pois possibilita fazer novas amizades", comentou.
O secretário do Esporte, Sérgio Vieira Galdino, destacou a dedicação de Blumenau. “Sediar os Jesc com excelência impulsiona o esporte escolar e cria um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e a formação de memórias inesquecíveis para esses jovens atletas.”