![]() |
Foto/Rogério Pires/Divulgação |
Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Ito de Souza (PL), anunciou em plenário que está deixando à disposição do município o prédio localizado na Rua Capitão Santos, no início do bairro Garcia, para que seja utilizado na implantação da nova Policlínica.
O imóvel, com 5 mil m² de área construída, pertence à prefeitura e foi adquirido originalmente para a área da educação. Em fevereiro, Ito já havia sugerido que o espaço fosse destinado à nova sede da Câmara de Vereadores, encerrando o pagamento de aluguel do prédio atual. No entanto, ao se pronunciar na tribuna, afirmou que abre mão dessa possibilidade para priorizar a saúde pública.
O parlamentar lembrou que Blumenau enfrenta forte demanda por atendimento e que a atual Policlínica já não supre as necessidades da população. “Blumenau precisa de mais estrutura e essa é uma oportunidade concreta para avançarmos. O prédio já está desocupado e pode abrigar a nova Policlínica de imediato”, destacou.
Ito reforçou ainda que a destinação do imóvel é estratégica diante da possibilidade de o município receber R$ 30 milhões do programa federal “Novo PAC”, valores exclusivos para a obra. Segundo ele, a falta de definição sobre o local coloca em risco o aproveitamento desses recursos.
“Nós estamos fazendo a nossa parte. Agora, a prefeitura tem a faca e o queijo na mão para tirar este projeto do papel e garantir mais qualidade de vida à população”, declarou.
Secretário de Saúde falará sobre risco de perda da Policlínica
O debate em torno da nova Policlínica de Blumenau deve ganhar ainda mais destaque nesta semana. O secretário municipal de Promoção da Saúde, Douglas Rafael de Souza, participará da sessão ordinária da Câmara nesta quinta-feira (28), às 15h, para prestar esclarecimentos sobre o risco de o município perder a obra da Policlínica Regional, prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A convocação atende ao Requerimento nº 1860/2025, de autoria do vereador Jean Volpato (PT), subscrito pelo vereador Adriano Pereira (PT). A presença do secretário será uma oportunidade para detalhar a situação e discutir alternativas que assegurem os recursos já anunciados pelo governo federal.