Vereadores mirins se tornam vozes ativas na luta por melhorias nas escolas de Blumenau

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a 10ª sessão ordinária do ano. A reunião, que aconteceu no Plenário, contou com a presença da representante da Associação de Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), a psicóloga Aline Brito, que fez uso da Tribuna Livre, durante o “Agosto Laranja”, mês dedicado à conscientização sobre a Mielomeningocele, para divulgar o trabalho desenvolvido pela instituição sem fins lucrativos.

Tribuna Livre

A representante da AAPPM apontou que, atualmente, a associação atende 118 famílias. Explicou que entidade oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aulas de yoga inclusivo na cadeira, fisioterapia, acompanhamento médico e enfermagem, nutricionista, psicóloga, serviço social na garantia de direitos e encaminhamento para solicitação de cadeira de rodas, órtese e exames.

Além disso, a AAPPM oferece palestras com parceiros como a Rede Catarina, a Rede Feminina, entre outros. Também a equipe da instituição realiza visitas domiciliares aos associados, inclusive aqueles que residem em outros municípios. A AAPPM também organiza passeios culturais, pedágio e a Corrida Laranja, que neste ano estará na sua 4ª edição e será realizada no dia 31 de agosto.“É feita por voluntários e associados para conscientização da patologia e divulgação da associação”, explicou, citando outros eventos realizados, a entrega de cadeira de rodas e também o repasse de doações que são recebidas, além da divulgação do brechó da entidade.

Por fim, a psicóloga aproveitou para entregar aos vereadores mirins um laço laranja, fazendo menção ao “Agosto Laranja” em Blumenau, mês dedicado à conscientização sobre a Mielomeningocele.

Pronunciamentos

Após a Tribuna Livre, os vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna. Foram abordados temas de interesse da sociedade.

Entre os assuntos abordados pelos vereadores mirins cita-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 35 anos em 2025, sendo um símbolo de referência na  proteção das crianças e dos adolescentes.

Também foi feita uma reflexão sobre o consumismo no país e as suas diversas consequências, como o endividamento e problemas financeiros das famílias e a poluição e os danos ao meio ambiente, entre outras. 

A adoção também foi um assunto abordado, principalmente a adoção tardia, que enfrenta ainda muita resistência na sociedade. Também falou-se sobre as famílias acolhedoras, que são aquelas que abrem suas casas temporariamente para cuidar de crianças e adolescentes afastados de sua família até que possam voltar para os seus lares ou encontrar uma família definitiva.

Outro tema trazido foi sobre a importância da qualificação e formação dos profissionais que atuam na área da saúde para garantir que estejam de fato preparados para exercer suas funções com responsabilidade, além da importância de investimentos nas instituições que formam esses profissionais.

Outro assunto que repercutiu durante as falas na sessão mirim foi a campanha do “Agosto Lilás”, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Foi trazido o caso recente de agressão que aconteceu no Rio Grande do Norte em que uma mulher foi agredida pelo namorado com mais de 60 socos no rosto dentro do elevador do condomínio, sendo que esse crime chocou o país e deu visibilidade a vários outros casos de violência e  de feminicídio. Chamou-se atenção para os sinais de alerta e destacou-se a importância de falar sobre o assunto não só neste mês, mas em todos os meses do ano.

Por fim, se apontou que é preciso a conscientização e o compromisso para que os mecanismos de prevenção e combate à violência doméstica realmente funcionem. Se defendeu leis mais rígidas que aumentem as penas e responsabilizem de forma concreta os agressores.

Votação

Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins fizeram a discussão e votação dos requerimentos de Nº 55 ao Nº 60 de 2025. Todos os documentos foram aprovados e serão encaminhados ao poder público ou aos demais órgãos competentes.

Entre os requerimentos aprovados está o de autoria da vereadora mirim Sofia Viana Alves sobre a fiscalização das obras do ginásio e da quadra de esportes da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay. A estudante apontou que  a obra foi iniciada no ano passado e tinha o prazo de 10 meses, a ser entregue no mês de agosto. “A obra está encaminhada, mas a gestão escolar não tem conhecimento se a obra está perto de ser finalizada ou não. Por isso, peço providências para que esse esclarecimento seja dado”, justificou a vereadora mirim na tribuna.

Já a vereadora mirim Laís de Aviz Kreuch fez pedido questionando à Secretaria Municipal de Educação sobre a possibilidade da implantação de um Orientador de Convivência na E.B.M Pedro I. “É uma escola muito grande e com muitos estudantes e desafios. Ter um orientador de convivência pode ajudar a prevenir conflitos e melhorar o ambiente escolar. Por isso, faço esse pedido acreditando que será um passo importante para o cuidado com os estudantes”, apontou a parlamentar mirim na tribuna.

A parlamentar mirim Milena Cristine dos Santos Becchi fez o requerimento pedindo providências no sentido de trocar o telhado do refeitório da EBM Gen. Lúcio Esteves. “O telhado do refeitório está com o material inadequado e o telhado possui muitas goteiras e ferrugem. A melhoria do telhado pode contribuir com um ambiente escolar mais confortável”, defendeu a estudante na tribuna.

Confira a lista de todos os requerimentos aprovados abaixo.

 A  próxima sessão ordinária mirim será realizada em 25 de agosto, às 15h, na Câmara de Vereadores.

Requerimentos aprovados

Requerimento 55/2025: “A vereadora mirim Sofia Viana Alves REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de fiscalizar as obras do ginásio e da quadra de esportes da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay”.

Requerimento 56/2025: “O(A) vereador(a) mirim Milena Cristine dos Santos Becchi REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de trocar o telhado do refeitório da EBM Gen. Lúcio Esteves”.

Requerimento 57/2025: “O(A) vereador(a) mirim Laís de Aviz Kreuch REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências ao setor responsável da Prefeitura Municipal, para que seja realizado o conserto e a manutenção dos brinquedos e demais estruturas da Praça Gustavo Hertel e da Academia ao Ar Livre da Rua Theodoro Passold, visando garantir a segurança e o bem-estar das crianças e das famílias que frequentam o local”.

Requerimento 58/2025: “O(A) vereador(a) mirim Laís de Aviz Kreuch REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de informação à Secretaria Municipal de Educação, questionando a possibilidade da implantação de um Orientador de Convivência na E.B.M Pedro I”.

Requerimento 59/2025: “O(A) vereador(a) mirim Laís de Aviz Kreuch REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de esclarecimento à Secretaria de Educação sobre a segurança da Escola Básica Municipal Pedro I”.

Requerimento 60/2025: “A vereadora mirim Sofia Viana Alves REQUER à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de realizar uma poda preventiva nas árvores do bosque da E.B.M Visconde de Taunay”.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem