Projeto de Lei em Blumenau defende a propriedade privada e pune entidades provocadoras de invasões

Foto/Rogério Pires/Divulgação

A Câmara de Blumenau aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (28) o Projeto de Lei 9308/2025, de autoria do vereador Bruno Win (NOVO), que proíbe o Poder Público Municipal de realizar despesas, apoiar ou firmar parcerias com entidades, organizações ou movimentos que incentivem invasões de propriedades urbanas ou rurais, públicas ou privadas. A proposta foi aprovada juntamente com a Emenda nº 01, apresentada para o ajuste de pontos indicados pela Procuradoria Jurídica.

O texto estabelece que, diante de indícios de descumprimento da lei, deverá ser instaurado procedimento administrativo com garantia de ampla defesa e contraditório. Caso a violação seja confirmada, o contrato ou parceria poderá ser rescindido unilateralmente, sem direito a indenização. A medida ainda impede que pessoas ou entidades envolvidas nesse tipo de prática tenham acesso a incentivos fiscais, subvenções ou benefícios municipais.

Durante a discussão da proposta, o autor pontuou que o projeto se soma a iniciativas estaduais voltadas à defesa da propriedade privada. “Terreno público não é terra sem dono. A propriedade privada, a vida e a liberdade são essenciais. Empresas ou associações que incentivarem invasões ficarão impedidas de contratar com o poder público ou de receber incentivos municipais”, explicou Bruno Win.

A vereadora Silmara Miguel (PSD) destacou a importância de reforçar a proteção ao direito de propriedade. “Precisamos dar um recado firme e claro: em Blumenau, esse tipo de prática criminosa não será tolerado. Aqui, quem chega para trabalhar, empreender e contribuir com o desenvolvimento da cidade será bem-vindo; quem vier para incentivar invasões e violência não encontrará esse espaço”, afirmou.

A matéria ainda precisa ser votada em redação final na Casa para então seguir para sanção do prefeito.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem