Educação inclusiva: Pessoas com deficiência se capacitam para situações de emergência

Foto/Eraldo Schnaider/Divulgação

E chegou ao fim a última das seis aulas da turma de pessoas com deficiência que está fazendo um curso sobre percepção de riscos e respostas a emergências para pessoas com deficiência. A ação, que é uma parceria entre as secretarias de Proteção e Defesa Civil (Sedeci) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), promoveu nos últimos dois meses oficinas com conteúdos específicos para o público PcD.

O último encontro realizado nesta quarta-feira, dia 5, colocou a turma em uma aula prática em uma área de risco do município, na região conhecida como Nova Rússia, no bairro Progresso, justamente para ambientar e compartilhar sobre percepção de risco de áreas propícias a deslizamentos. 

Para o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, é importante que pessoas com deficiência tenham essa noção. “Blumenau possui inúmeras áreas de risco e várias delas carregam consigo um histórico de episódios de deslizamento. Esta turma de PcD recebeu conhecimentos primários de como identificar riscos e até de como se portar em situações adversas”, explica. 

Nos encontros anteriores, a turma de PcD, que está entre as primeiras do país, teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho das diretorias de meteorologia, operações e de geologia e também das noções em primeiros socorros, em oficina ministrada pelo Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM). Lembrando que o conteúdo das oficinas foi adaptado para atender a realidade de pessoas com deficiência, considerando a limitação de cada um. 

Para a secretária da Seidep, Bruna Daniel, a formação da Defesa Civil foi uma experiência muito significativa, que demonstrou que a inclusão precisa estar presente em todos os momentos, inclusive em situações de emergência. “Esse trabalho em conjunto entre Defesa Civil e secretaria de Inclusão demonstra como o olhar intersetorial é fundamental. Quando unimos forças e saberes, garantimos uma resposta mais humana, efetiva, e que realmente alcança todas as pessoas, possibilitando que ninguém fique para trás”, avaliou.

José Carlos Goes

Sou locutor. Atuei em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Atualmente trabalho na Massa FM de Blumenau e mantenho esse blog. Sou jornalista. Trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem