![]() |
Foto/Rogério Pires/Denner Ovidio/Divulgação |
A Câmara de Vereadores de Blumenau encerrou as atividades da Comissão Especial de Estudos sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo (Área Azul), que atuou entre abril e junho de 2025. Presidida pela vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), tendo o vereador Almir Vieira (PP) como vice-presidente e o vereador Bruno Win (NOVO) como relator, a comissão teve como objetivo analisar o modelo atual do serviço, ouvindo comerciantes, prestadores de serviço, especialistas e a comunidade em geral.
Ao longo de três reuniões, o grupo mapeou demandas e identificou pontos de melhoria, como a falta de diálogo na expansão do sistema, dificuldades para pessoas com deficiência, motofretistas e taxistas, além de questionamentos sobre a transparência da arrecadação. O relatório final apresenta uma série de recomendações para tornar o sistema mais eficiente, inclusivo e adequado à realidade de Blumenau.
Resultados do trabalho da Comissão da Câmara
Algumas mudanças já estão confirmadas pela Prefeitura de Blumenau, por intermédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), como a remoção de vagas com pouco uso e a ampliação do tempo de permanência para até 3 horas em bairros. Um avanço que atende às demandas da comunidade e torna o sistema mais justo e funcional.
Além disso, a Comissão levou a Rek Parking e Prefeitura uma série de sugestões da população, listadas abaixo:
• Consulta à população (com abaixo-assinado) antes da criação de novas vagas;
• Crédito do tempo não utilizado;
• Aumento do tempo de tolerância para efetuar o cadastro na vaga;
• Ampliação das vagas para motociclistas, com redução no valor cobrado;
• Melhoria na visualização do número das vagas, em formato vertical, facilitando para pessoas com deficiência e idosos;
• Instalação de mais totens na cidade;
• Facilitar o uso dos totens, garantindo acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência.
Outras sugestões, como ampliação da transparência nos dados de arrecadação, melhorias na acessibilidade, criação de pontos específicos para taxistas e adequações para motofretistas, seguem em análise pelo Executivo.
A vereadora Cristiane Loureiro destacou que o trabalho da comissão “foi pautado pelo diálogo e pela participação popular, buscando soluções que atendam as necessidades dos cidadãos e dos comerciantes, sem comprometer a mobilidade urbana”.
O relator Bruno Win ressaltou que o relatório “é fruto da escuta ativa da comunidade e do compromisso com um sistema de estacionamento mais justo, equilibrado e transparente”.
Já o vice-presidente Almir Vieira reforçou que “a atuação conjunta dos vereadores e a resposta positiva da Prefeitura representam um avanço para a cidade”.
Com o encerramento da Comissão, a Câmara seguirá acompanhando a implementação das melhorias propostas e promoverá uma audiência pública para manter a participação da sociedade nas decisões futuras.