Prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo. Secretaria de Saúde promove ação no Parque Ramiro Ruediguer

Imagem/Divulgação

Ação com o tema 'Ikigai: um circuito pela vida e pela arte' acontece no Parque Ramiro Ruediger, na próxima terça-feira, dia 12, das 9h às 15h

A importância da conscientização e do cuidado. Com este propósito, as equipes de Saúde Mental do município, serviços oferecidos pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), promovem o ‘Ikigai: um circuito pela vida e pela arte’, em alusão ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. O encontro acontecerá no Parque Ramiro Ruediger, na próxima terça-feira, dia 12 de setembro, das 9h às 15h. Na programação estão previstas diversas atividades, como a contação de histórias, rodas de voz e violão, yoga, recreação infantil com pintura facial e muito compartilhamento de informações relacionadas ao assunto. 

Marcelo Lanzarin, secretário de Promoção da Saúde, convida os blumenauenses a participarem do evento. “Durante todo o dia 12, a nossa equipe estará no Parque Ramiro com diversas atividades em alusão ao Setembro Amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio. O encontro que a secretaria está promovendo é justamente para quebrar este pré-conceito e levar conhecimento sobre este importante problema de saúde pública”, acrescenta.

O tema ‘suicídio’ vem sendo discutido diariamente nos componentes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Blumenau, com as equipes dos serviços, e o termo ‘Ikigai’ é uma palavra japonês que traduz uma filosofia do viver bem e do conviver. Conforme sinaliza a psicóloga, Zoraide Feuser, a expressão é um estado de alma, uma atitude motivada para o bem-estar individual e coletivo. “Envolve o equilíbrio nos cuidados com a saúde física, emocional, mental, social e espiritual.”

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 pessoas cometem suicídio no mundo anualmente, o que representa uma a cada 100 mortes registradas. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) em Blumenau disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para o cuidado e desempenha papel fundamental na abordagem dos transtornos mentais. Diferentes níveis de complexidade compõem o cuidado, sendo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), em suas diferentes modalidades, pontos de atenção estratégicos da Raps. 

José Carlos Goes

Sou locutor tendo atuado em várias emissoras de rádio em Blumenau por quatro décadas. Sou jornalista e trabalhei em vários jornais impressos. Sou blogueiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem